sexta-feira, 16 de maio de 2008

O que é Locker?






















A Fiat anunciou o lançamento da nova perua Palio Weekend Adventure Locker 1.8 Flex com um valor sugerido de R$ 53,85 mil. O modelo se diferencia da concorrência por apresentar uma tecnologia inédita de bloqueio do diferencial. A vantagem é que ela permite ao veículo sair de obstáculos em que a roda está deslizando.


Denominada de C510 Locker, o sistema de bloqueio do diferencial sobre tração dianteira 4x2 para veículos leves foi desenvolvido pela Eaton em conjunto com a FPT (Fiat Powertrain Technologies).

O diferencial automotivo é o sistema que permite a cada roda do veículo descrever percursos e rotações diferentes em uma curva. Quando uma das rodas perde a aderência, o acionamento do Locker promove o bloqueio eletromecânico do diferencial, fazendo com que as rodas dianteiras girem juntas à mesma velocidade, movendo o veículo com o apoio da roda com atrito.

Comparativamente, no diferencial comum, ocorre o inverso: há a transferência de toda a velocidade para a roda sem aderência, impedindo o movimento do veículo.
A ativação do sistema é feita manualmente, por meio de botão no console, e a sua desativação é automática. Para acionar o sistema o motorista tem de parar o carro e pisar no pedal de freio. Depois da superação do obstáculo, o Locker é desativado quando o veículo atingir 20 km/h.

Curiosidade

O Hummer HX usa tração permanente nas quatro rodas, com dois diferenciais bloqueáveis, para garantir desempenho forte em uso fora-de-estrada. A empresa que desenvolveu o sistema foi a Eaton. A vantagem de ter um 4x4 com o mesmo sistema da Adventure é que fica quase impossível de algum obstáculo derrubar o carro.

Fonte; Web Motors

Um comentário:

Carlos JB DAlmeida disse...

Legal, entendi bem o que locker. Abraços