quarta-feira, 14 de maio de 2008

Motos cearenses pelo Brasil

Honda, Yamaha ou Suzuki? Que nada! Em nosso estado, há uma fábrica especialista em veículos de duas rodas, só que sua especialidade são as motocicletas, ou melhor, as motocas.

A Mottus é uma empresa genuínamente cearense, fundada em 1999. O primeiro motociclo produzido pela empresa foi em 2001, denominada de Motocca CGO 50cc.

O nascimento da Mottus, segundo o empresário Sérgio Filho, presidente da marca, aconteceu de uma forma atípica, quase de experimento. “A fábrica nasceu de uma bicicleta motorizada que utilizava um motor de moto-serra. As primeiras unidades foram fabricadas de forma bem artesanal dentro de uma garagem. Logo o projeto evoluiu para um ciclomotor, a Mottoca, modelo semelhante a antiga mobylete, solucionando o problema de peças de reposição”, lembra.

De acordo com ele, o município de Eusébio foi escolhido porque tiveram apoio da prefeitura, que cedeu um pequeno galpão de 500m², além de ter recebido um incentivo fiscal, através do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).

Sem detalhar numeros, Sérgio declara que o investimento foi limitado. “Na época, os investimentos foram mínimos, mas suficiente para montarmos nossa metalúrgica e comprarmos o lote de peças inicial”, salienta o empreendedor.

Atualmente, a Mottus conta com um imóvel próprio, que tem uma área total de 29 mil m² e área coberta de 5 mil m². A Mottus conta com 52 funcionários trabalhando.

Hoje a fábrica cearense conta com portifólio de seis modelos: Mottoca SX 50cc, Mottoca CGO 50cc, New Fire 50cc, SOL Speed 90cc, SOL Cargo 90cc e SOL Elite 110cc. Destes modelos, a “Mottoca” é o carro chefe, isto é, a que vende mais.

Fonte: Portal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: