quarta-feira, 14 de maio de 2008

Com rastro de poeira e certo luxo, Land Rover faz 60 anos

A Land Rover chega aos 60 anos carregada de lama. A história começa na Inglaterra, onde passa pelo crivo do mitológico primeiro-ministro inglês Winston Churchill, e chega até a Índia. Nascido nos incertos anos do pós-guerra e visando a grande demanda por utilitários 4x4 das áreas rurais, no dia 30 de abril de 1948, no Salão de Amsterdã, surgiu o Land Rover Série I.

Esse veículo já foi há tempos banido das linhas de montagem, mas seus traços são, até hoje, inspiração para o utilitário mais tradicional da montadora: o Defender. Atualmente, a Land tem mais quatro modelos: Range Rover Vogue, Range Rover Sport, Discovery 3 e Freelander 2.

Em terras brasileiras
O modelo que, literalmente, mais se aproxima do território verde-amarelo é o Defender. Em 1998 o veículo começou a ser construído no Brasil, na fábrica da Karmann Ghia, em São Bernardo do Campo, no ABC. A marca, porém, iniciou suas atividades no país como importadora bem antes, em 1991.

Aliás, a marca já passou pelas mãos de muita gente. Das mais recentes, a Rover dominou a montadora de 1986 a 1988, e a British Aerospace de 1988 a 1994. A partir de então, o sotaque inglês se esvaiu. A BMW controlou a marca de 1994 até 2000, e a Ford entre 2000 e 2008. Atualmente, a montadora passa por uma transição. Em março, a emergente Tata Motors, da Índia, comprou da Ford a Land Rover e a Jaguar, por um valor estimado em US$ 2,3 bilhões (R$ 5 bilhões).

Todos os cinco modelos da Land Rover são comercializados no Brasil. O Defender 90 parte de R$ 139 mil, o 110 começa em R$ 144 mil e o 130 cabine dupla custa R$ 140 mil. O Discovery 3 tem preço sugerido de R$ 159.900. A versão de entrada do Freelander inicia em R$ 132 mil, enquanto o Range Rover Sport começa em R$ 275 mil. O mais caro é o utilitário de luxo Range Rover Vogue, cuja "versão básica" começa em R$ 380 mil. História e tradição também têm seu preço.

Fonte: Carros Uol

Nenhum comentário: