sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Niva vem ai

Ele está de volta!

Após quase dez anos do fim da importação oficial, o rústico jipe Niva volta, em 2009, por R$ 30 mil

Marcelo Spatafora

A grande espera por um jipe 4x4 robusto de preço acessível pode estar chegando ao fim. É possível que, em seis meses, o velho Niva volte ao Brasil em importação regular. E o preço não deve ultrapassar R$ 30 mil, fazendo dele o modelo com tração integral mais barato do país. A notícia da volta da marca russa ao Brasil já tinha sido ventilada.


Marcelo Spatafora

E AE sai novamente na frente: O novo nome do Niva, que está no Brasil para testes de homologação. Trata-se de um modelo 2006/2006, com motor de injeção multiponto 1.7, de 80 cavalos de potência. A cor é a conhecida branco refrigerador. Praticamente o mesmo carro da abertura das importações.

Quem ficou animado com o retorno desse ícone do fora-de-estrada deve ter ciência que estilo e acabamento são os mesmos de antes. Ele não tem nada a ver com o novo Chevrolet Niva produzido na Rússia, fruto da associação entre a GM e a Autovaz, dona da Lada. Esse é mais caro e diferente do que será vendido aqui . “Os importadores de países europeus dizem que seus clientes não aceitam mudanças radicais de estilo”, afirma Alexandre Antokin, ex-presidente da Lada do Brasil (que encerrou as atividades em 2000) e atualmente colaborador do grupo Caoa. Por conta disso, a empresa russa deverá analisar com cautela as mudanças no capô e faróis que planeja para o ano que vem. Mas mudar várias coisas por dentro seria muito bem-vindo.

Se a fidelidade do fã chega ao ponto de ignorar a rusticidade interna, então ele não irá se decepcionar com o carro que está voltando. Ao entrar no Lada 4x4 fica a nítida sensação de um carro anacrônico, parado no tempo, onde conforto e bom acabamento não são as preocupações centrais. A ignição fica à esquerda do volante, no mesmo lado do botão que regula o ajuste de altura dos faróis redondos – sem os limpadores do modelo antigo. A abertura da tampa do porta-malas fica atrás do banco do motorista, perto da coluna. Abrir a porta com a chave diferente da que dá a partida também não é algo cômodo. O espaço para quem vai atrás é exíguo.

Marcelo Spatafora

Fonte: Auto News

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