segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ranking Brandz coloca 10 marcas automotivas entre as 100 mais valiosas

A empresa britânica de consultoria Millward Brown divulgou o ranking Brandz das marcas mais valiosas do mundo. A classificação foi realizada a partir de uma pesquisa de opinião com um milhão de consumidores no mundo e com base em diversos dados financeiros sobre 50 mil marcas internacionais.

Entre os 100 primeiros eleitos, estão 10 fabricantes automotores. Em primeiro lugar (12º na classificação geral) aparece a japonesa Toyota. De acordo com a Brandz, a marca tem um valor de US$ 35, 134 bilhões. Na edição anterior a nipônica apareceu na 10ª posição na classificação geral e em primeiro entre às montadoras com uma avaliação de US$ 33, 427 bilhões.

A segunda marca do ranking é a alemã BMW. No quadro geral ela aparece como a 17ª mais valiosa, cotação de US$ 28,015 bilhões. Em 2007 a empresa da Bavária estava no 14º lugar com uma avaliação de 25, 751 bilhões.

A terceira posição ficou com outra marca alemã. A Porsche (28ª na geral) que está prestes a assumir a Volkswagen (10ª entres os fabricantes automotivos) teve o seu escudo avaliado em US$ 21, 718 bilhões.

Com uma avaliação de US$ 18, 044 bilhões, a Mercedes-Benz aparece na 4ª colocação e em 36ª no quadro geral. A fabricante aumentou em cerca de 1% a valorização de seu emblema, em comparação a 2007, mas despencou sete posições.

Já a japonesa Honda aumentou em 1% a valorização da sua marca e caiu uma posição na classificação geral, de 36º em 2007 para 37º em 2008. Preço do logotipo japonês é de US$ 16, 649 bilhões, contra US$ 15, 465 bilhões apresentado no ano passado.

A sexta colocada entre as montadoras é a japonesa Nissan, com US$ 11, 707 bilhões. Em 2007 a empresa estava na 58ª posição na classificação geral, galgando uma posição este ano. A americana Ford que estava à frente da Nissan no ano passado despencou para 68ª posição (7a entre os automotivos). Em 2007, a avaliação da marca oval era de US$ 12, 627 e este ano ficou em US$ 10, 971 bilhões. Outra americana que caiu na tabela foi a Chevrolet, 8ª posição e 69ª na classificação geral. A avaliação da gravata ficou em US$ 10, 862, desvalorização de 3% durante o período de um ano.

A fabricante de motocicletas, Harley-Davidson, manteve praticamente a mesma valorização, mas desceu para a 72ª colocação (9ª entre o ranking motor), avaliada em US$ 10, 401. A empresa de motos aparece neste ranking, pois a Honda e a BMW também fabricam veículos de duas rodas.

Fonte: web motors

Nenhum comentário: