quarta-feira, 23 de abril de 2008

Mecânicos preferem reparar Gol e Palio

Algo de que muitos já desconfiavam foi confirmado em pesquisa: quando o assunto é automóvel, os mecânicos são formadores de opinião. Na hora de escolher um modelo, aspectos como baixo custo de manutenção e boa relação custo-benefício são fundamentais para a decisão final.

A Cinau (Central de Inteligência Automotiva), por meio da pesquisa "Imagem das Montadoras 2007", ouviu 1.159 profissionais da reparação e constatou que os campeões de indicação pelos reparadores são os veículos de maior representação no mercado.

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), referentes aos emplacamentos de veículos zero-quilômetro em fevereiro de 2008, as montadoras Fiat, Volkswagen e General Motors detêm 70% do total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves. No mercado de revenda, as três marcas atingem 75%. Já na opinião dos reparadores, as mesmas montadoras têm 71% das indicações positivas e das recomendações.

Os carros eleitos pelos reparadores são os que têm maior índice de reparabilidade, disponibilidade de peças e informações de como aplicá-las, boa relação custo-benefício, além de ser produtos de montadoras que inspiram confiança junto ao mecânico. Na faixa de carros com motor 1.0, os campeões foram o Volkswagen Gol e o Fiat Palio. Na faixa de motores de 1.1 a 1.5, o Fiat Palio e o Chevrolet Corsa foram os destaques. Já nos motores entre 1.6 e 1.9, novamente o Volkswagen Gol aparece como preferido.

"A cada ano percebe-se que a opinião dos reparadores é quase que um espelho do mercado de veículos. Outro ponto que também não pode ser ignorado é que carros bem conservados e com boa manutenção são excelentes garotos-propaganda da marca", afirma Cássio Hervé, diretor da Cinau. "Nesse ponto, a opinião do reparador é crucial."

Fonte: interpressmotor

Nenhum comentário: