quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cai o índice de satisfação dos americanos com marcas do país


Tá nas ruas a satisfação dos brasileiros - isso que é cliente satisfeito(foto site: adrenalina.com.br)


Estudo publicado nesta terça-feira, dia 19 de agosto, pela Universidade de Michigan, mostra que o índice de satisfação dos americanos com as três grandes marcas – Ford, Chevrolet e Chrysler – está caindo. Em contrapartida, a satisfação dos consumidores com as marcas asiáticas e européias, aumentou.

O estudo aponta que nenhuma das três está entre as quatro marcas principais. A Lexus, divisão de luxo da Toyota, e a BMW, estão empatadas na ponta da tabela, com 87 pontos. Na pesquisa de 2007, a Lexus também liderou, com a mesma pontuação, seguida da fabricante alemã, com 86.

Na terceira posição, também empatadas, estão Honda e Toyota, com 86 – sendo que as duas melhoraram sua pontuação em 2% com relação ao estudo de 2007, quando obtiveram 84 pontos.

Um destaque negativo foi a Mercedes Benz, que ficou em 12º lugar. As marcas que mais perderam foram a Chevrolet (GM), cuja pontuação foi 4% menor, caindo para 79 pontos, e a Dodge (Chrysler), que perdeu 3%, até 78 pontos. A Jeep, da Chrysler, teve ganho de 1%, mas ainda assim continua na última posição da da lista, com 76 pontos.

O índice é obtido através de uma relação entre a expectativa do consumidor em relação à marca e o seu grau de percepção de valor e qualidade. Isso resulta em uma pontuação de 0 a 100, com a pontuação mais alta representando o mais alto nível de satisfação.

Veja a lista completa abaixo:

Lexus e BMW – 87
Honda e Toyota – 86
Saturn e Cadillac – 85
Hyundai, GMC, Lincoln e Mercury – 83
Nissan e Mercedes-Benz – 82
Volkswagen – 81
Ford, Mazda, Pontiac, Kia e Chrysler – 80
Chevrolet – 79
Dodge – 78
Jeep - 76

Reportagem: Quatro Rodas - Marcio Ishikawa

Nenhum comentário: