terça-feira, 25 de março de 2008

Toni Bianco, o mestre da arte de fazer carros

Nem todo mundo sabe, mais ainda existe quem faça carros totalmente a mão. Peças únicas, sem cópias, assinadas pelo autor. Os moradores de uma pequena rua no bairro de Perdizes, em São Paulo, já se acostumaram a ver, de tempos em tempos, uma dessas obras de arte saindo da garagem de uma casa. O último carro feito por lá é uma berlineta, inspirada nas Cisitálias da década de 1950.

O autor – dá para chamar assim – desse carro é Toni Bianco, um senhor italiano, de cabelos brancos e 76 anos de idade. O Cisitália é o quarto carro de uma série que ainda não acabou. Antes desses quatro, Toni construiu centenas de outros automóveis. Quantos, nem ele sabe direito. Provavelmente, mais de mil. Carros de rua, entre eles alguns dos mais bonitos já feitos no Brasil. E carros de corrida, carros para ganhar corridas. Entre eles, o que mais provas ganhou na história do nosso automobilismo - talvez um recordista mundial de vitórias, o Bino.

É difícil de acreditar, mas Toni nunca desenhou um carro. Suas idéias não cabem no papel: seu cérebro trabalha em três dimensões. Ele sempre começa seus projetos fazendo uma maquete de arame soldado, com as linhas básicas do carro, inspirado por fotos antigas. Do modelo, parte para uma armação de ferro, em tamanho real. O passo seguinte é “vestir” o carro, moldando suas curvas a mão, em chapa de alumínio.

O nome real de Toni é Ottorino Bianco. Ele nasceu em Concordia Sagittaria, uma pequena cidade perto de Veneza, em 1931. Praticamente sem ter estudado, chegou ao Brasil em 1952, com 21 anos de idade, em busca de uma profissão. “Meu pai me mandou para cá para eu não passar fome”, recorda.

Fonte: Site Uol (Auto Estrada)

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, sou da Alemanha e nao consigo achar um endereco de contato to Toni Bianco. Alguem pode me ajudar e passar o no. de telefone dele ou email?

Abracos de Munique, Mark
email: mark.welling@gmx.com
fone: +49 162 2047646