terça-feira, 18 de março de 2008

SUV catarinense chega ao mercado nacional em 2009







A empresa Tecnologia Automotiva Catarinense, a TAC, com sede em Joinville, havia apresentado o Stark, sua proposta de utilitário-esportivo compacto com aptidão para o fora-de-estrada, no Salão de Automóvel de São Paulo de 2006. A promessa era de iniciar sua produção em 2007. Porém, por falta de alguns investimentos, o projeto atrasou. Agora, a empresa catarinense finalmente anuncia quando o Stark será lançado: em 2009.


De acordo com a TAC, foram mais de 28 mil horas de testes para aperfeiçoamento de mecânica. Ele conta com tração integral com reduzida e suspensão independente nas quatro rodas. A marca catarinense afirma se tratar do primeiro utilitário com motor bicombustível, mas podemos considerar o TR4 o pioneiro, ou até mesmo o EcoSport. Sob o capô, está um 1,8 litro Flex de 103 cv, o mesmo que equipa os atuais Gol. Este propulsor gera 15,5 kgfm de torque. Parece ser pouco, apesar de o Stark ser leve. Com caixa de reduzida, podemos esperar uma versão a diesel em breve.
O desenho do Stark é inovador e causa impacto, como acontecia com o Troller T4 em seus primeiros anos. As lanternas estão localizadas em posição alta e o uso de plástico preto nas laterais, nas caixas de roda e na parte posterior da porta reforçam a idéia de fora-de-estrada. Ele também conta com rodas de liga leve de 15 polegadas (255/75 R15) com opção de 16" ( 265/75 R16). Outras soluções, como o repetidor lateral integrado ao retrovisor, entregam mais elegância do que esportividade. O quadro de instrumentos é parecido com o do Golf e tem iluminação azulada.

Entre os equipamentos, o Stark oferece ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, vidros e travas elétricos, faróis de neblina, quatro bancos individuais com revestimento em couro, cinto de três pontos e apoios de cabeça em todos os assentos, vidros verdes e relógio digital. Para compensar o pouco espaço, o Stark oferece porta-copos no console central e nas portas, além de porta-objetos nas portas, no painel e sob o assoalho traseiro.

A TAC não divulgou os preços do Stark, mas espera-se que ele não ultrapasse os cerca de R$ 80 mil cobrados pela Troller no T4, seu "alvo a ser batido".

Fonte: Auto Diário

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