Componente fundamental para o funcionamento do motor, a correia dentada deve receber especial atenção na hora da manutenção preventiva. A principal função desta peça é manter a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nessa sincronia, o que provoca a parada total do veículo.
Em alguns casos, os prejuízos podem ser maiores do que esta barada e a simples troca da correia, mas se estender ao próprio motor. A diferença entre o custo da troca das correias em relação ao reparo do motor, em caso de danos maiores, pode ser de até 100 vezes.
Como qualquer outro componente mecânico, as correias possuem vida útil limitada e devem ser trocadas periodicamente, conforme indicado no manual do fabricante. É aconselhável, no entanto, uma avaliação a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.
Fonte: Oficina e Cia
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