quinta-feira, 7 de maio de 2009

Primeiro Porsche era eléctrico

Ferdinand Porsche nasceu em Maffersdorf, na Alemanha (atualmente Vratislavice, na República Checa), no dia 3 de Setembro de 1875. Era o terceiro de ­cinco filhos de Anton Porsche, um industrial de canalização, e estava destinado a assumir o negócio familiar. Contudo, os seus interesses eram diferentes e, aos 14 anos de idade, já fazia experiências com eletricidade, algo que o pai condenava, considerando um “disparate”, obrigando o jovem Ferdinand a esconder o seu laboratório num recanto da casa.

Terminada a aprendizagem no campo da canalização, e os estudos na escola de comércio em Reichenberg, Ferdinand mantinha o interesse pela eletricidade e, em 1893, conseguiu um emprego na Bela Egge & Co.(empresa vienense que está na origem da Brown Boveri), onde passou rapidamente de operário a responsável pelo centro de testes. Em 1897 projetou um motor elétrico para adaptar à roda de um automóvel.






Nesse mesmo ano mudou-se para a nova divisão de automóveis elétricos da Jacob Lohner & Co., onde projetou um veículo sem veio de transmissão nem caixa de velocidades, movido por dois motores elétricos acoplados às rodas dianteiras, que foi destacado pela sua evolução tecnológica na Feira Mundial de Paris em 1900. Este automóvel rapidamente evoluiu para a tração total com a montagem de motores nas rodas traseiras.

O Lohner-Porsche foi posteriormente equipado com um motor de combustão para alimentar o gerador que fornecia a energia eléctrica aos seus motores elétricos. Mostrado no Salão Automóvel de Paris em 1901, tornou-se um dos primeiros veículos híbridos a serem produzidos.

Praticamente sem perdas de energia, devido à quase ausência de fricção, os motores tinham uma eficiência da ordem dos 85%. Esta solução arquitetada por Ferdinand Porsche foi seguida 60 anos mais tarde pelos americanos da NASA, que desenvolveram o projeto Lunar Rover, o veículo que, em 1969, a Apolo 11 colocou na Lua, onde ainda se encontra.

Fonte: Auto Motor

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