sexta-feira, 20 de março de 2009

Suzuki enfrenta problemas em sua volta ao país

http://www.ponto1motos.com.br/ponto_motos/imagens/LOGO_SUZUKI.gif
Na segunda quinzena de setembro de 2008, foi anunciada a volta oficial da marca japonesa Suzuki ao Brasil, após uma ausência de cinco anos. Capitaneada pelo grupo Souza Ramos, ela começou a vender o utilitário esportivo Grand Vitara – motor 2.0 16V de 140 cv, por R$ 89.700 na versão manual e R$ 94.700 na automática –, em um primeiro momento, em um lote de 250 veículos. A expectativa era de logo em seguida comercializar mil unidades por mês.

Atropelada pela crise mundial deflagrada no último trimestre de 2008 e pela alta do dólar, no entanto, essa meta nunca chegou a ser alcançada. A média mensal não tem superado os 160 veículos. Em dezembro, o empresário Eduardo Souza Ramos demitiu todos os 60 funcionários que trabalhavam para a marca, incluindo o presidente, Alexandre Câmara, de acordo com a revista "Exame", que informa: "O que restou da operação brasileira foi absorvido pela Mitsubishi Motors do Brasil, também comandada por Souza Ramos".

Suzuki Grand Vitara - foto Divulgação
O Grand Vitara marcou a volta da Suzuki ao país após cinco anos

Outro fator que pode ter contribuído para tirar a Suzuki do foco das atenções, que também tem relação com a crise, foi a decisão do grupo Souza Ramos de fazer da unidade brasileira da Mitsubishi sediada em Catalão (GO) uma base de exportação para América Latina e Caribe. "Há algum tempo tem-se estudado alternativas de modelos que pudessem ser produzidos no Brasil", afirmou o grupo, em comunicado divulgado no final de fevereiro.

"Os estudos de viabilidade estão em fase final para a escolha de três entre os quatro modelos ainda em análise, sendo alguns deles com potencial de exportação", completa. No dia 25 de abril vence o prazo que a própria empresa estipulou para anunciar qual o primeiro modelo a ser fabricado – até o final do ano, deverá informar quais serão os outros.

Fonte: Interpress Motor

Nenhum comentário: