segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Na Coréia, Hyundai anuncia cortes e Ssangyong pede moratória

O grupo das montadoras que passam por dificuldades acaba de ganhar dois novos membros. As sul-coreanas Hyundai e Ssangyong anunciaram nesta sexta-feira, 9 de janeiro, que tomarão providências para lidar com a crise econômica que ameaça o futuro de algumas montadoras.

A Hyundai, quinta maior montadora do mundo, declarou que cortará a produção de veículos em 25% a 30% no primeiro quadrimestre de 2009 para amenizar os efeitos da queda na demanda por automóveis.

Já o caso da Ssangyong é mais crítico. A montadora, conhecida pela produção de picapes e utilitários esportivos, anunciou que pedirá moratória à justiça da Coréia do Sul. Segundo informações da agência de notícias Efe, a decisão se justifica pelos problemas de liquidez enfrentados pela empresa nos últimos meses.

Apesar do momento delicado, a Shanghai Automotive Industry (SAIC), acionista majoritária da Ssangyong, afirmou que continuará investindo na montadora para tentar reverter a situação.

Caso a corte sul-coreana aprove o pedido, a SAIC poderá manter suas ações (o grupo detém 51% da marca), mas terá de entregar o controle da Ssangyong para o tribunal. Na última segunda-feira, 4 de janeiro, o Korea Development Bank (KDB), principal credor da montadora, garantiu que teria condições de ajudar a Ssangyong. Entretanto, o banco ainda não se manifestou após o pronunciamento da marca.

Para tentar amenizar a situação, a Ssangyong deve promover uma intensa contenção de custos, incluindo uma redução de até 30% no valor dos salários.

Fonte: Site Quatro Rodas - Por Vitor Matsubara

Nenhum comentário: