segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Chrysler e Fiat definem os carros da Aliança

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Segundo a agência de notícias Automotive News, Chrysler e Fiat devem lançar sete novos veículos na América do Norte, dos quais três serão Fiat ou Alfa Romeo. A montagem será feita localmente nas plantas da Chrysler e a distribuição caberá às redes da Chrysler, Dodge e Jeep. As informações vieram de pessoas que tiveram acesso ao acordo para a aliança entre as duas empresas. A relação de veículos deve incluir dois compactos – o Fiat 500, de três portas, e um hatch baseado na nova geração do Panda, que poderia ser comercializado com a bandeira Chrysler ou Dodge. O acordo resultante da aliança entre as duas empresas deve proporcionar à Chrysler o acesso a carros pequenos e médios para atender as exigências do mercado norte-americano de veículos compactos, eficientes e econômicos. Uma das principais apostas está no Fiat 500, o Cinqüecento. Serão utilizadas no programa quatro plataformas da Fiat, abrangendo desde uma destinada a microcarros até as utilizadas em veículos médios. Os planos serão definidos até o final de abril. Ainda não há detalhamento de volumes. A Chrysler pode produzir o Fiat 500 na planta de Toluca, no México (onde faz hoje o PT Cruiser, que será descontinuado, e o Dodge Journey) para distribuição nos Estados Unidos em 2012. No segmento B seriam produzidos o Alfa Romeo MiTo e mais um veículo para a marca Chrysler. No segmento C haveria um veículo montado sobre a plataforma Fiat C-EVO e possivelmente um substituto do Alfa Romeo 147. Já no segmento considerado mid size nos Estados Unidos o candidato a substituir o Chrysler Sebring e o Dodge Avenger seria criado a partir de uma plataforma estendida C-EVO. Motores para a aliança A Chrysler deve ter acesso aos motores Fiat 1.4 e 1.8 litro (quatro cilindros e injeção direta, a gasolina) que seriam montados em sua fábrica em Dundee, Mi, onde produz o menor motor da marca -- um 2.5 litro, de quatro cilindros. Por meio da fábrica brasileira de Campo Largo, no Paraná, a FPT Powertrain Technologies, do grupo Fiat, pode ser candidata a fornecer algum tipo de motor ou componente para a operação nos Estados Unidos. A unidade, criada para fornecer propulsores à BMW e à própria Chrysler (PT Cruiser), hoje pertence à FPT e detém tecnologias para motores 1.4 e 1.6 litro e poderia sem dificuldade avançar no projeto de um 1.8 litro.

Fonte: Automotive Business

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