sexta-feira, 20 de junho de 2008

O fim da fumaça

Há três anos, a Honda apresentou o protótipo de um carro movido a hidrogênio. Ele acaba de virar realidade. O FCX Clarity é o primeiro automóvel comercial que não emite CO2 quando está em funcionamento – emite água. Conheça sua tecnologia


ECO-NÔMICO
Foi o primeiro modelo certificado pela Environmental Protection Agency e pela California Air Resources Board, órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos. É de duas a três vezes mais econômico que os veículos movidos a gasolina e uma vez e meia mais do que os carros híbridos.

UMA BELEZA
Além do apelo ecológico, o modelo representa a visão da Honda do carro do futuro, com um design moderno e elegante. Em nada lembra o aspecto feioso do carro-conceito original. Tem quatro portas, é espaçoso, luxuoso e, para alguns, até sexy.

MAIOR E MAIS EFICIENTE
O hidrogênio comprimido é armazenado em um tanque com capacidade para 205 litros. No carro-conceito, havia dois tanques menores. Na versão comercial, há apenas um, maior. Isso elimina conexões, o que torna o sistema 24% mais eficiente.

SOLUÇÃO CASEIRA
O principal problema de um carro a hidrogênio é a falta de postos para abastecê-lo (há 66 nos Estados Unidos). Mas a Honda tem uma solução: uma bomba caseira que converte gás natural obtido da encanação residencial em combustível e que ainda produz calor e eletricidade para a casa. Ainda está em testes.

É MELHOR PREVENIR
Uma válvula impede que o hidrogênio escape do tanque. A Honda diz que vazamentos no restante do sistema são improváveis, mas instalou sensores que cortam o fluxo de hidrogênio e desligam o carro, caso falhas sejam detectadas.

ALUGA-SE
Já está em fase de testes comerciais no sul da Califórnia e chega ao Japão em agosto. Em vez de vendê-lo, a Honda optou por alugá-lo a algumas dúzias de clientes selecionados a dedo por US$ 600 mensais durante três anos (o valor inclui manutenção e seguro).

EMISSÃO ZERO
A célula de combustível combina o hidrogênio enviado pelo tanque com oxigênio obtido do ar. Da reação química resulta energia, que é transformada em eletricidade. O processo não emite dióxido de carbono.No lugar, gera vapor d'água.

ELETRIZANTE
A energia cinética de desaceleração e frenagem também é convertida em energia elétrica, que é armazenada nas baterias de íon-lítio (65% menores do que na versão- conceito) e alimenta o motor.

Reportagem: Época e Negócios

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