Em 1988 era lançado no país o Volkswagen Gol GTI com o sistema de injeção eletrônica de combustível fornecido pela Bosch e chamado de LE Jetronic, que atuava em conjunto com o controle eletrônico de ignição. Com a novidade, também começaram, em 1992, os estudos para a aplicação que hoje domina o mercado nacional de veículos novos: os carros com sistema bicombustível, que podem rodar tanto com álcool ou gasolina no tanque.
Apesar do sistema só chegar aos veículos em 2003, também com o VW Gol, a Bosch já contava, em 1994, com um Chevrolet Omega 2.0 l dotado de injeção “flex”. Um ano antes, em 1993, foi desenvolvida no mesmo Omega a primeira injeção multiponto a álcool do mundo, chamada M1.5.2, que também foi utilizada no Tempra Turbo, primeiro veículo do país turboalimentado e com injeção eletrônica produzido em série.
Para um futuro a curto prazo, a Bosch, por exemplo, testa a tecnologia Tri Fuel (gasolina, álcool e gás natural veicular) como a utilizada no Chevrolet Astra Multipower, porém ainda mais eficiente com o uso de turbocompressor no motor e conhecida comercialmente por Turbo Tri Fuel. Outra novidade é a partida a frio nos motores flexíveis que, ao invés do reservatório com gasolina, utilizará um sistema de aquecimento do combustível na própria válvula de injeção.
Fonte: Carro Online Por César Tizo
Apesar do sistema só chegar aos veículos em 2003, também com o VW Gol, a Bosch já contava, em 1994, com um Chevrolet Omega 2.0 l dotado de injeção “flex”. Um ano antes, em 1993, foi desenvolvida no mesmo Omega a primeira injeção multiponto a álcool do mundo, chamada M1.5.2, que também foi utilizada no Tempra Turbo, primeiro veículo do país turboalimentado e com injeção eletrônica produzido em série.
Para um futuro a curto prazo, a Bosch, por exemplo, testa a tecnologia Tri Fuel (gasolina, álcool e gás natural veicular) como a utilizada no Chevrolet Astra Multipower, porém ainda mais eficiente com o uso de turbocompressor no motor e conhecida comercialmente por Turbo Tri Fuel. Outra novidade é a partida a frio nos motores flexíveis que, ao invés do reservatório com gasolina, utilizará um sistema de aquecimento do combustível na própria válvula de injeção.
Fonte: Carro Online Por César Tizo
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