Os motoristas que compram veículos zero quilômetro priorizando o consumo de combustível contarão com um critério oficial para decidir sua compra.
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) anunciou o lançamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Contando com o apoio de Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Abeiva, Anfavea e Petrobras, o programa segue os moldes da classificação estabelecida nos eletrodomésticos.
Os automóveis vendidos no Brasil serão separados em quatro categorias segundo o tamanho (subcompacto, compacto, médio e grande) e outras quatro para uso específico (esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de veículo de passageiros). As divisões serão realizadas de acordo com a área projetada no solo em metros quadrados.
Nestes grupos, os carros serão classificados de acordo com os níveis de consumo de cada modelo, sendo a nota “A” atribuída para o menor consumo e “E” para o maior consumo na categoria.
A adesão das montadoras é voluntária, mas os representantes da Abeiva e da Anfavea garantiram que todas as montadoras que fazem parte das duas organizações devem se increver. Vale ressaltar que, em um primeiro momento, as marcas terão de inscrever 50% de sua gama de produtos no programa.
Fonte: Site Quatro Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário