segunda-feira, 28 de julho de 2008

Brasil bate recorde em blindagem de carros

Quando se trata de violência, o Brasil bate recordes. Tanto nas taxas de criminalidade quanto em sua prevenção. Por conta do número de assaltos de norte a sul do país, o segmento de blindagens ganhou força, especialmente nos últimos anos. A procura pelo serviço aumentou 13% em 2007, e a expectativa para este ano é de 16%. Só para se ter uma idéia, em 1995, a produção anual não chegava a 400 unidades. No último ano, o número ultrapassou 5.300 veículos.

"O Brasil é o maior mercado do mundo em número de blindados e o crescimento no setor acompanha a economia. Não é um crescimento vertiginoso, mas é significativo. A tendência é que este número aumente nos próximos anos", analisa Alexandre Ret, presidente da Câmara de Blindados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

Embora a concentração de blindados esteja mais presente nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo -- que representam respectivamente 28% e 40% do mercado --, regiões como o Nordeste e o Sul tendem a ser zonas de investimento das blindadoras. A crescente violência em capitais como Recife, Fortaleza e Belém, por exemplo, estimula a procura por veículos seguros. Ou seja, é um mercado nos quais as razões variam de região para região.

"No Ceará existe muito seqüestro. Já em São Paulo, Pernambuco e Bahia, os clientes procuram por conta dos assaltos nos sinais, com o carro parado. No Rio existe um motivo muito exclusivo: a bala perdida", ressalta Paulo Júdice, diretor técnico e engenheiro da Piquet Blindagens.

Níveis de proteção


Foto

Fonte: Uol Carros

Nenhum comentário: