quinta-feira, 31 de julho de 2008

Xterra sai de linha e nova Frontier vira brasileira

 Divulgação
Modelo antigo da Frontier (esq.) será substituído por novo nacional, atualmente importado da Tailândia (dir.)

A Nissan anunciou hoje a produção da nova picape Frontier no Brasil. A linha nacional chegará ao mercado até o fim deste ano, substituindo as antigas versões do modelo e a Frontier SEL, importada da Tailândia. O utilitário esportivo Xterra deixará de ser produzido.

Divulgação
Utilitário Xterra será descontinuado

A preparação da fábrica da marca em São José dos Pinhais para receber a nova produção foi feita durante o mês de julho, com a adoção de novos equipamentos e ferramentas. A medida faz parte do do plano SHIFT_Mercosul - através do qual a Nissan está investindo R$ 150 milhões no Brasil.

"Além da produção nacional da Nova Nissan Frontier, até o final de 2009 produziremos localmente dois carros de passeio, posteriormente anunciaremos os projetos", declara Thomas Besson, presidente da marca no Brasil.

Reportagem: Auto News





quarta-feira, 30 de julho de 2008

Relembrando o Passado: ADEUS AO MONZA OFICIAL GM

Trago para vocês um documentário da GM em duas parte sobre trajetório do Opala

Documentário GM: Trajetória do Opala (oficial Chevrolet) 1-2



Documentário GM: Trajetória do Opala (oficial Chevrolet) 2-2


Carro elétrico indiano foi lançado no Chile


O carro 100% elétrico da montadora indiana Reva foi lançado nesta terça-feira (29) em Santiago, no Chile, onde passará a ser comercializado. O veículo acomoda quatro pessoas e suas baterias podem ser carregadas em seis horas, para uma autonomia de 80 quilômetros. No Reino Unido e na Europa, ele é classificado como um quadriciclo.


Veja Video de Demonstração do Carro Indiano REVA

Microsoft aumenta participação na indústria automotiva

 Divulgação
A gigante Microsoft anunciou hoje que aumentará sua participação no fornecimento de componentes e sistemas eletrônicos para carros, assim como o aumento de serviços on-line exclusivos para veículos. A grande novidade, segundo a empresa do bilionário Bill Gates, será o dispositivo de navegação “Live Search for Devices”, que auxilia o motorista a encontrar diferentes estabelecimentos.

Fonte: Auto News

Veja vídeo do choque do mecânico da BMW SAUBER

Eu já tinha falado sobre o choque que o mecânico da BMW Sauber levou quando testava o sistema KERS, e agora mostro o video que rola na internet.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Palio e Mille devem ser substituídos em breve



A Fiat trabalha em dois novos compactos específicos para o mercado brasileiro. É o que afirma a publicação "Automotive News Europe", que também adianta que a dupla chega entre 2010 e 2011 e que os projetos vêm sendo tocados pela filial brasileira.

O primeiro deles – conhecido por Project 326 – vai substituir gradativamente toda a família Palio, hoje formada pelo hatch, pelo sedã Siena, pela perua Weekend e pela picape Strada (que vai ganhar reestilização em agosto). O outro, batizado Project 327, virá depois e tomará o lugar do veterano Uno.

Nenhum dos dois, contudo, já foi fotografado rodando. Não é novidade que a Fiat não se preocupa muito em esconder seus futuros lançamentos e flagrantes são bastante comuns na região da fábrica, em Betim (MG).

Fonte: Interpress Motor

Comercial de Lançamento do Palio 1996




O Fusca agora é brinquedo de montar da Lego

Divulgação

Atendendo a pedidos de clientes de diferentes idades, a LEGO lançou nesta semana na Europa um Fusca para montar. O modelo, inspirado no Beetle Charlotte, nome de uma versão vendida no velho continente, é constituído por 1.626 peças. O criador deste verdadeiro quebra cabeça foi o dinamarquês Steen Sig Andersen, principal designer de brinquedos da marca.

Divulgação

A versão LEGO do Fusca, segundo seu criador, foi um tanto complicada de fazer. “As formas arredondadas do carro dificultaram muito a conclusão do trabalho, mas o resultado esta aí, após tantos anos de história do Beetle”, explica Andersen. Interessados em juntar as pecinhas têm de desembolsar R$ 187 (na Europa) e seguir as instruções para montagem do carrinho de 41 cm de comprimento.

Fonte: Auto News

Comercial: A Evolução do Fusca

Logan chega ao México como Nissan Aprio

Nissan
Depois de rodar o mundo com bandeiras da Renault e da Dacia, o Logan chega ao México com cara de japonês, ostentando o logotipo da montadora japonesa do grupo, a Nissan. Seu nome também muda. Ele ficará conhecido como Aprio na América do Norte.

Vale destacar que ele será importado do Brasil, mais precisamente da fábrica da Renault/Nissan localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Apesar de parecer ser um carro de nível acima, ele é o mesmo Logan comercializado aqui.

Fora uma gama maior de cores e os detalhes cromados, ele utilizará os demais itens no modelo vendido no Brasil. O motor 1.6 l 16V de 103 cv à gasolina será único disponível para o mercado mexicano. Ele ainda terá câmbio manual de cinco marchas ou uma versão automática de quatro velocidades, que não está disponível para o mercado brasileiro.

Fonte: Auto News


Veja o comercial do Logan

Foto do Ka europeu vaza na Internet

Veja como o Ka europeu é muito mais bonito

A Ford deve apresentar a nova geração do subcompacto Ka apenas no Salão de Paris, em outubro. Mas a primeira foto oficial do carro já circula na Internet.

Construído na plataforma do Fiat 500, o veículo possui um design em conformidade com os lançamentos mais recentes da marca, como o Mondeo e principalmente o Novo Fiesta. O carro será fabricado na Polônia, na mesma planta que atualmente produz o compacto da Fiat.

Fonte: Quatro Rodas

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Brasil bate recorde em blindagem de carros

Quando se trata de violência, o Brasil bate recordes. Tanto nas taxas de criminalidade quanto em sua prevenção. Por conta do número de assaltos de norte a sul do país, o segmento de blindagens ganhou força, especialmente nos últimos anos. A procura pelo serviço aumentou 13% em 2007, e a expectativa para este ano é de 16%. Só para se ter uma idéia, em 1995, a produção anual não chegava a 400 unidades. No último ano, o número ultrapassou 5.300 veículos.

"O Brasil é o maior mercado do mundo em número de blindados e o crescimento no setor acompanha a economia. Não é um crescimento vertiginoso, mas é significativo. A tendência é que este número aumente nos próximos anos", analisa Alexandre Ret, presidente da Câmara de Blindados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

Embora a concentração de blindados esteja mais presente nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo -- que representam respectivamente 28% e 40% do mercado --, regiões como o Nordeste e o Sul tendem a ser zonas de investimento das blindadoras. A crescente violência em capitais como Recife, Fortaleza e Belém, por exemplo, estimula a procura por veículos seguros. Ou seja, é um mercado nos quais as razões variam de região para região.

"No Ceará existe muito seqüestro. Já em São Paulo, Pernambuco e Bahia, os clientes procuram por conta dos assaltos nos sinais, com o carro parado. No Rio existe um motivo muito exclusivo: a bala perdida", ressalta Paulo Júdice, diretor técnico e engenheiro da Piquet Blindagens.

Níveis de proteção


Foto

Fonte: Uol Carros

Fiat Linea é fragado sem disfarces no RJ


A Fiat prepara o lançamento da nova picape Strada para o próximo mês, mas também não esqueceu do Linea. Prova disso é a gravação do comercial de televisão do sedã, realizada no Rio de Janeiro.


Fonte: Quatro Rodas / Foto: Fabio Fonseca

Fiat Linea

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Volkswagen patrocina lançamento virtual do novo albúm do Cansei de Ser Sexy



A Volkswagen oferece a partir de hoje o download do novo trabalho do grupo brasileiro Cansei de Ser Sexy um álbum completo para os consumidores, sem nenhum custo. Todas as faixas do CD "Donkey" estarão disponíveis para dowload oficial no site do projeto Álbum Virtual, da Trama.

Para conferir o Álbum Virtual e fazer o download do albúm do Cansei de Ser Sexy com o patrocínio da Volkswagen, acesse www.albumvirtual.trama.com.br.

Fonte: Site Volkswagen


Era uma Vez (BMW 330 ano 2006)

quinta-feira, 24 de julho de 2008

M100 continuará à venda


A diretoria da Effa Motors, que conduz as vendas do M100 no Brasil, garantiu hoje que continua a comercialização do carro conforme o previsto. Em comunicado à imprensa, a empresa revelou que suas encomendas de novos automóveis e peças de reposição continuarão sendo regularmente atendidas. A respeito da parceria de uso da tecnologia Suzuki, a Effa explica que a Hafei Auto também possui um acordo técnico-comercial com a montadora japonesa, o que, definitivamente, assegura a produção de motores para o M100.

Fonte: AutoNews

Ratan Tata negocia parceria com Fiat para vender Nano



A Fiat pode ajudar a Tata Motors a vender o Nano, modelo mais barato do mundo que deve ser lançado até o final deste ano, custando 2 500 dólares. Segundo a agência Automotive News, a declaração é do próprio presidente da empresa indiana, Ratan Tata.

As duas empresas já formam uma joint-venture para produzir e distribuir carros, veículos comerciais e motores. “Nós estamos conversando a respeito do Nano, que pode ser comercializado nos mercados em que a Fiat já tem uma presença forte”, disse. “Estou aberto a considerar uma parceria nesse sentido.”

Fonte: Quatro Rodas

Audi cria tecnologia que evita paradas em semáforos


No futuro, o proprietário de um Audi poderá chegar mais rápido ao seu destino do que os demais motoristas. A marca alemã apresentou uma tecnologia que calcula a velocidade ideal para percorrer o trajeto no menor tempo possível.

Batizado de Travolution, o sistema conta com um programa que analisa sensores instalados em semáforos, informando ao condutor a velocidade mais adequada para minimizar o tempo de parada em sinais vermelhos. Além de proporcionar uma viagem mais rápida, o dispositivo proporciona maior economia de combustível e reduz a emissão de CO2 do veículo.

Por enquanto, a tecnologia – que levou cerca de dois anos para ser desenvolvida – está em fase de testes e apenas em Ingolstadt, cidade que abriga a sede da Audi.


Fonte: Quatro Rodas

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Chery freia produção para ganhar qualidade



A chinesa Chery Automobile interrompeu sua expansão para melhorar a qualidade de seus produtos. Seu presidente Yin Tongyao, diz que a medida tem o objetivo de preparar a empresa para tornar-se fabricante de peso internacional. Fundada em 1997, a Chery foi a primeira marca chinesa a ultrapassar um milhão de unidades produzidas.

Fonte: AutoEstrada

Dafra, da Itavema, duplicará produção de motos





A Dafra superou as expectativas do próprio Grupo Itavema, do qual faz parte. Em apenas seis meses de operação a montadora, que usa tecnologia chinesa, já ocupa a quinta posição no ranking de vendas. Cerca de 16 mil motocicletas e scooters da marca foram emplacadas no primeiro semestre, o que representa 1,69% do mercado. O presidente da Dafra Motos, Creso Franco, revela que a capacidade da linha de montagem terá de ser duplicada, passando para 600 motos/dia. A montadora inaugura no segundo semestre seu laboratório de controle de emissão de poluentes e investe em novos modelos.

Fonte: Infomoto

Preço do carro usado sobe 1% no semestre

O carro usado ficou 1% mais caro nos primeiros seis meses do ano, conforme apurou a pesquisa mensal da Agência AutoInforme, que acompanha a evolução do mercado com base na cotação da Molicar. A alta apurada ainda é pequena e bem abaixo da inflação, mas é importante do ponto de vista de mudança da tendência dos preços: o resultado do semestre mostra um cenário bem diferente daquele registrado no ano passado, quando o preço do carro usado seguia em queda acentuada. No mesmo período de 2007, o preço do usado acumulou queda de 5,1%. Desde 2004 não era registrado aumento de preço de carro usado. Isso mostra que o setor está aquecido. O comportamento dos preços dos carros usados é bastante distinto quando separamos os modelos nacionais dos importados. Considerando apenas os carros nacionais a alta é mais expressiva, 1,81%. Já os preços dos importados estão em forte queda: -5,55% no período de janeiro a junho. Por marca, as diferenças também são grandes. Os carros da Fiat foram os que mais subiram de preço no semestre, alta de 8,51%. Em seguida vieram os da Ford, que ficaram 7,13% mais caros. Os veículos Mercedes subiram 2,82% e os Chevrolet 1,30%. Os carros da Renault, Toyota, Citroën, Honda e Audi fecharam o semestre mais baratos.

Fonte: automotivebusiness


Revista Car and Driver , mais uma boa fonte de informação

A editora escala presenteia os amantes de automóveis com a revista CAR AND DRIVER, com informações e comparativos de carros nacionais e importados.

Edição 6
Edição 5
Edição 4



Edição 3
Edição 2
Edição 1

Bill Gates vai vender carros




Em plena crise provocada pela queda das vendas de automóveis, o guru da informática e dono da Microsoft, Bill Gates, acaba de entrar no mercado automotivo. O bilionário comprou 5,5% das ações da rede americana de concessionária AutoNation. A informação consta de boletim emitido ontem pela Securities Exchange Commission, uma entidade reguladora do mercado de capitais americano.

Com a aquisição, Gates passou a ser o terceiro maior acionista da AutoNation, ainda distante do controlador, Edward Lampert, do fundo Hedge de investimentos, proprietário de 39,9% do grupo.

A AutoNation é o maior grupo de varejo automotivo americano e possui 321 concessionárias de veículos, distribuídas por 15 estados americanos, comercializando marcas americanas, asiáticas e européias. No ano passado, vendeu cerca de 330 mil veículos.


Fonte: Site Auto Estrada

É 10. GT eléctrico pode ser carregado em 10 minutos

Image









A Lightning Car Company revelou, no Salão de Londres, a nova visão eléctrica do GT. A bateria deste automóvel pode ser carregada em 10 minutos e pode percorrer cerca de 300 quilómetros movido a electricidade.

O GT eléctrico acelera dos 0 aos 100Km/h em quatro segundos. Outra característica deste modelo é que cada roda é adaptada com um motor eléctrico, que pode ajudar na hora de travar. Além disto o veículo tem ainda, um software que permite ao condutor ouvir um motor convencional. Basta apertar num botão e escolher entre dois tipos de sons de motor: o V6 ou o V12.

Segundo a marca inglesa, o GT eléctrico estará disponível em 2010.

Image

Image

Fechamento da Changhe pode ameaçar o Effa M100





Os ditados populares vivem mostrando sua força, mas um dos mais cruéis, “alegria de pobre dura pouco”, parece querer provar que continua valendo, até no mundo dos automóveis. Isso porque o carro mais barato do Brasil, o Effa M100, que vem completinho (com toca-CD, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas) por R$ 22,98 mil (não exatamente o valor que um pobre possa pagar), acabou de perder sua fábrica na China. A Changhe Automobile, que fazia o carrinho, desistiu de fazer automóveis.

Como o mercado na China é extremamente competitivo e tem muitos fabricantes de veículos, vem acontecendo uma consolidação de mercado, com as empresas mais fortes absorvendo as menores. No caso da Changhe, que pertence à AviChina Industry & Technology Co., ela preferiu enveredar pelo ramo dos aviões e comprou da China Aviation Industry Corp duas unidades aeroespaciais. Em troca, ela deu à China Aviation, que controla a Hafei Auto, sua unidade automotiva.

Teoricamente, portanto, a Hafei poderia tocar a produção do M100, mas o fim do braço automotivo da Changhe encerra também a joint-venture entre ela e a Suzuki, que fornece a tecnologia e o motor do M100. A parceria vinha dando prejuízo e a Suzuki não via a hora de poder encerrar o negócio.

O caso é que a Hafei já é fornecedora da Effa. A linha ULC, baseada nos Newzhongyi, é produzida por ela. Daí a continuar produzindo o M100 para a Effa e também para a NICE Car, que o venderá no Reino Unido como Ze-O, um carrinho elétrico, seria um pulo. Resta ver como ficará o imbróglio jurídico.

Reportagem: Web Motors

Em Londres, Land Rover lança o Range Rover Autobiography

Em Londres, Land Rover lança o Range Rover Autobiography

O Salão de Londres, que acontece entre 23 de julho e 3 de agosto, é palco do lançamento da linha 2009 da Land Rover. A principal novidade é a Range Rover Autobiography, nova versão top do modelo e que é apresentado como o mais luxuoso modelo já produzido pela empresa até hoje.

A Range Rover Autobiography traz como principais atrativos as rodas de aro 20 com design exclusivo (denominado Diamond-Turned), formado por 7 pares de aros, e acabamento interno em couro sensível ao toque, presente nos bancos, revestimento do volante, manopla de câmbio, detalhes do painel.

O modelo ainda conta com tapetes confeccionados em lã especial e vidro acústico adicional, que reduz o nível de ruído no interior do habitáculo. Na Inglaterra, a Autobiography custará a partir de 72 995 libras (equivalentes aproximadamente 230 mil reais). Segundo a assessoria da marca, não há previsão do modelo ser comercializado no Brasil.

Fonte: Site Quatro Rodas



terça-feira, 22 de julho de 2008

Imagens de uma sucata cheia de PORSCHES






Imagens oficiais do Lotus Evora

Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

Vem ai o Mille 2009

Popular da Fiat vai mudar visual e ficar mais econômico
Marlos Ney Vidal

Será coisa leve, como grade e logotipos. Mas a principal novidade do popular da Fiat não aparece nas fotos O modelo terá mudanças no motor 1.0 para ficar mais econômico e se ajustar às novas leis anti-poluição. O motor deverá até mudar seu nome de Fire para EcoFire, embora também deva ter a potência ampliada. Além disso, haverá um econômetro no painel, um instrumento que indica se o motor está consumindo mais ou menos combustível, de acordo com a aceleração e a marcha utilizada.

O kit Way, que engloba suspensão elevada e pneus de uso misto, vai se tornar versão de linha, com um adesivo "Way" na lateral do carro. O lançamento do Mille 2009 está marcado para agosto.

Marlos Ney Vidal

Fonte: Auto News / Foto: Marlos Nei Vidal

A História do Automóvel

O jornalista e engenheiro automotivo José Luiz Vieira nos presenteia com uma obra literária sobre a evolução do automóvel e a sua mobilidade, trata-se de uma coletânea em três volumes sob o título “A História do Automóvel – a Evolução da Mobilidade”, lançada pela Editora Alaúde.

O primeiro volume narra a evolução do automóvel e da mobilidade desde a pré-história, com o advento da roda, até o ano de 1908. Contempla mais de 600 fotos e ilustrações inéditas distribuídas ao longo das 424 páginas do livro. Terá inicialmente uma tiragem de 3.500 exemplares, já esgotados na editora, e uma reimpressão imediata de 3.000 exemplares.

O segundo volume, cujo lançamento está previsto para dezembro próximo, dá continuidade à história do automóvel, desde o ano de 1908 até 1960. E o terceiro e último volume, que estará nas livrarias em abril do ano que vem, detalha os mais recentes fatos da história do automóvel, compreendendo o período de 1950 a 2000, focando as modernas e sofisticadas linhas e equipamentos produzidos pela indústria automotiva mundial.




Fonte: Site Oficina e Cia

Honda apresenta protótipo OSM


O carro de dois lugares recebeu o nome de OSM (Open Study Model) e foi desenvolvido no centro alemão da Honda para ter baixas emissões de CO2, que ainda está longe de virar um carro de produção, mas já esboça tendências para os futuros esportivos da marca.