Foram apresentadas hoje à imprensa três novas categorias competitivas, sob o nome de Racing Festival. Com início marcado para 2010, o evento contará com duas classes para carros: Formula Future Fiat e Trofeo Linea, além de uma categoria para motos, a 600 SuperSport. A apresentação contou com a presença de Felipe Massa, um dos idealizadores da iniciativa.
Com patrocínio da Fiat, o maior destaque fica por conta da Formula Future, que estabelece uma nova categoria de base para os competidores de monoposto no país. Ela será formada por 20 pilotos, que participarão com carros fornecidos por apenas uma equipe. A intenção é igualar as chances de competição e incentivar aqueles que querem evoluir a partir das corridas de kart.
“A categoria Formula Future Fiat é inédita por ter a característica de 100% escola. Acredito totalmente neste formato. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, e será uma estrutura de ponta, o que é muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras”, declarou Massa. O brasileiro disse também estar feliz por sua recuperação após o acidente na Fórmula 1, mas preferiu manter sua participação voltada para o lançamento.
A organização do evento diz que os custos para participar de um ano da Formula Future ficarão entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, com o fornecimento do carro, transporte e logística incluídos.
Já o Trofeo Linea, como o nome indica, contará com 22 modelos do sedã na pista, em versão modificada para as disputas. O Linea passou por alterações de suspensão e de carroceria (para dar lugar aos equipamentos de segurança), além de perder alguns itens para reduzir seu peso (caso do painel, substituído por um de fibra de carbono). O motor será o T-Jet 1.4 16v, que passará por uma preparação especial que garantirá alguns cavalos extras de potência. A categoria aposta na participação de pilotos experientes do circuito nacional.
Os motores serão fornecidos pela FPT, e, no caso da Formula Future, a carroceria será fabricada na França, seguindo especificações já utilizadas nos campeonatos de F2, que permitem apenas pequenas alterações. “Vamos trabalhar muito para os carros serem iguais. O melhor será realmente o melhor piloto”, declarou Massa.
Organizada pela RM Racing Events, a competição terá rodadas duplas durante os finais de semana, e contará com cobertura via internet e por uma emissora de televisão a cabo (não divulgada). A premiação para o vencedor ainda não está definida, mas deverá incluir um teste em uma equipe de F3 e ajuda de custos para o piloto que decidir tentar a categoria.
Reportagem Site Auto Esporte - www.autoesporte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário