segunda-feira, 27 de junho de 2011

A VW vai comprar a Opel?


















Para alguns grupos industriais chineses, a compra de marcas europeias é um expediente rápido e eficaz de aceder a tecnologia e estilo que lhes permite ter sucesso imediato na Europa. Por isso é fácil compreender o seu interesse na compra de marcas que estejam à venda.

De acordo com notícias com origem na Alemanha, a GM estará novamente a pensar em vender a Opel, o seu ramo europeu. Basta juntar dois e dois para concluir que o negócio entre os chineses e a Opel seria proveitoso para ambas as partes. Os maiores prejudicados poderiam, contudo, ser os trabalhadores europeus da Opel, pois seria de prever um certo grau de deslocalização da produção para a China. Para evitar uma potencial vaga de desemprego, os responsáveis políticos alemães estarão a pressionar o grupo VW, o qual é detido em parte por um dos estados federais alemães, para comprar a Opel.

Além de resolver a questão social, esta compra poderia servir para a VW antecipar o seu objectivo de chegar ao primeiro lugar entre os fabricantes de automóveis mundiais, suplantando assim a Toyota. Mais complexo seria decidir qual o posicionamento da Opel dentro do grupo VW. Na Alemanha diz-se que poderia ser a marca “anti-Toyota” do grupo.

Fonte: Auto Hoje

Nenhum comentário: