Comercial de Lançamento do FIAT UNO no Brasil
A liderança absoluta de 23 anos seguidos do Volkswagen Gol no mercado brasileiro nunca esteve tão ameaçada. O desafiante é o Fiat Uno, que subiu meteoricamente à vice-liderança após o lançamento, em maio, do carro totalmente remodelado. O Novo Uno já responde por cerca de 50% das vendas da família Uno que, em agosto, vendeu 24.094 unidades, apenas 1.761 a menos que o Gol, com 25.885 emplacamentos no mês. Fazia tempo que o campeão da Volkswagen não via um adversário chegar tão perto.
Nos últimos anos, o Mille, versão antiga que permanece em fabricação, sempre ocupou a terceira ou quarta posição entre os automóveis mais vendidos no Brasil. O Mille ainda é o automóvel nacional mais barato do País (parte de R$ 23.780) e continua a vender dentro de sua média histórica, em torno de 10 mil carros/mês, representando os outros cerca de 50% da família. Mas a chegada do Novo Uno (a partir de R$ 27.590) dobrou as vendas do modelo, fazendo os negócios saltarem para a média de 23.600 veículos/mês em julho e agosto, os primeiros dois meses completos de vendas nas concessionárias desde o lançamento do carro.
Com a nova concorrência, a média mensal de vendas do Gol, que foi de 25.200 em 2009, caiu para 23.500 nos primeiros oito meses deste ano. Cerca de 20% dos emplacamentos do modelo da Volkswagen são da geração antiga, a G4, que custa a partir de R$ 27.530, preço muito parecido ao da versão mais barata do Novo Uno. Já o Novo Gol, lançado em 2008, domina pouco mais de 80% das vendas da família e parte de R$ 30.880.
Mas quem mais cedeu terreno com a chegada do Novo Uno foi um carro da própria Fiat, o Palio, que perdeu sua histórica posição de segundo automóvel mais vendido do mercado e, em agosto, despencou para a sexta colocação, com 10.519 unidades vendidas. As vendas do Palio recuaram da média de 14 mil/mês no ano passado para 12 mil/mês de janeiro a agosto de 2010.
Ainda assim, a troca foi vantajosa para a Fiat. São 2.000 Palio a menos por mês e 10 mil Uno a mais, deixando um saldo positivo de cerca de 8.000 unidades, o que fez a Fiat retomar da Volkswagen a liderança nas vendas de automóveis no país, que havia perdido em 2009.
Nos últimos anos, o Mille, versão antiga que permanece em fabricação, sempre ocupou a terceira ou quarta posição entre os automóveis mais vendidos no Brasil. O Mille ainda é o automóvel nacional mais barato do País (parte de R$ 23.780) e continua a vender dentro de sua média histórica, em torno de 10 mil carros/mês, representando os outros cerca de 50% da família. Mas a chegada do Novo Uno (a partir de R$ 27.590) dobrou as vendas do modelo, fazendo os negócios saltarem para a média de 23.600 veículos/mês em julho e agosto, os primeiros dois meses completos de vendas nas concessionárias desde o lançamento do carro.
Com a nova concorrência, a média mensal de vendas do Gol, que foi de 25.200 em 2009, caiu para 23.500 nos primeiros oito meses deste ano. Cerca de 20% dos emplacamentos do modelo da Volkswagen são da geração antiga, a G4, que custa a partir de R$ 27.530, preço muito parecido ao da versão mais barata do Novo Uno. Já o Novo Gol, lançado em 2008, domina pouco mais de 80% das vendas da família e parte de R$ 30.880.
Mas quem mais cedeu terreno com a chegada do Novo Uno foi um carro da própria Fiat, o Palio, que perdeu sua histórica posição de segundo automóvel mais vendido do mercado e, em agosto, despencou para a sexta colocação, com 10.519 unidades vendidas. As vendas do Palio recuaram da média de 14 mil/mês no ano passado para 12 mil/mês de janeiro a agosto de 2010.
Ainda assim, a troca foi vantajosa para a Fiat. São 2.000 Palio a menos por mês e 10 mil Uno a mais, deixando um saldo positivo de cerca de 8.000 unidades, o que fez a Fiat retomar da Volkswagen a liderança nas vendas de automóveis no país, que havia perdido em 2009.
Fonte: Site icarros.uol.com.br
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