Fonte: Site Automotive Business | |||||||||||
Nascida na década de 50, a Kombi chega aos 60 anos de produção mundial este mês. O modelo foi idealizado pelo holandês Ben Pon para abrigar o conjunto mecânico do Fusca em um veículo de carga leve, com capacidade para até uma tonelada. No Brasil a produção começou em 1957, com 50% de nacionalização. Os 53 anos de venda no mercado nacional somam mais de 1,3 milhão de unidades. Desde 2005 o veículo clássico passou por atualização para acompanhar o desenvolvimento do mercado e ganhou opção por motor 1.4 flex, até 30% mais econômico que o anterior. A idade avançada parece não ter tirado o espaço do modelo: entre janeiro e fevereiro deste ano o utilitário foi responsável por 4,5% das vendas de comerciais leves no Brasil. Para comemorar a data a Volks promove o concurso ‘Kombi 60 anos’. Interessados devem contar no site do prêmio uma história que viveu com a Kombi. O autor da melhor história ganha uma Kombi zero quilômetro; já o segundo e terceiro colocados recebem um iPhone. Confira a trajetória do veículo: -Anos 40: holandês Ben Pon idealiza o veículo para utilizar mecânica do Fusca em transporte de carga leve. -1950: começa a produção na Alemanha com carroceria monobloco, suspensão reforçada e motor traseiro, refrigerado a ar, de 18,4 kW. -1957: são montadas as primeiras unidades no Brasil, com nacionalização de 50% e motor de 1.200 cc. -Anos 60: chega ao mercado a versão de seis portas, 95% nacional. -1975: Kombi ganha motor 1.6 litro. -1981: modelo recebe motor a diesel 1.6 litro refrigerado à água e versões furgão e picape com cabine dupla. -1985: versão a diesel deixa de ser produzida. -1992: conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras, passam a equipar o veículo. -1997: modernização do modelo chega batizada de Kombi Carat, com teto mais alto, porta lateral corrediça e sem a parede divisória atrás do banco dianteiro. -2005: Kombi passa a ser equipada com motor 1.4 litro flex, até 30% mais econômico que o anterior. | Fonte: Site Automotive Business |
quinta-feira, 25 de março de 2010
Kombi faz 60 anos. Você conhece a história?
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